ATIVIDADES

Mais do que uma mera residência ou alojamento, os Álamos pretendem proporcionar às estudantes universitárias portuguesas ou de outros países que optam por desenvolver a sua formação académica em Lisboa um ambiente de família, facultando-lhes as condições necessárias para fazerem o curso com sucesso e tornarem-se profissionais competentes.

É um local onde se criam amizades sólidas e profundas, dispondo de um acompanhamento adequado, tendo em vista o apoio de que necessitam para o esforço, aventuras e vicissitudes próprias dos anos da Universidade, num período da vida em que muitas vezes se está longe da própria família.

Além de apontar para a excelência académica, há também uma forte preocupação pela formação humana de cada universitária. Assim, ao viver ou frequentar os Álamos, são potenciados o espírito de serviço, a entreajuda, o voluntariado, a preocupação com os outros.

A formação cultural é igualmente estimulada pela partilha de conhecimentos derivados da diversidade de formações académicas e dos distintos gostos pessoais de cada uma, assim como pelas atividades lúdicas, culturais ou académicas organizadas.

Por iniciativa da direção e,ou das estudantes que vivem ou frequentam os Álamos, durante o ano lectivo são promovidos variados eventos, abertos a todas as que os queiram frequentar, onde se incluem, por exemplo, conferências e tertúlias culturais, sessões de métodos de estudo, cursos de expressão oral e escrita, programas humanísticos, passeios e visitas culturais ou lúdicas, voluntariados diversificados (com crianças, idosos, pessoas sem abrigo, …), atividades cinematográficas, congressos internacionais, atividades ao ar livre, fins de semana de estudo. No campo da arte, destaca-se a existência de um grupo de teatro que tem organizado diversos musicais, aulas de pintura e de viola.

O ambiente de estudo, convívio e formação que, quer como residência, quer como centro cultural, existem nos Álamos, contribuem para o alargamento dos conhecimentos e interesses pessoais, promovendo uma maior consciencialização social e cívica, fomentando a participação na vida universitária e social, sendo um grande dinamizador do desenvolvimento pessoal.

Seguindo a tradição dos começos, respira-se liberdade desde a porta da entrada. Os Álamos são uma casa acolhedora, aberta, onde cabe gente do mundo inteiro, com uma identidade cristã clara e conhecida por todos, que é o fundamento de toda a atividade que desenvolve. Independentemente do tamanho do imóvel, os Álamos são uma casa em que cada pessoa tem um papel insubstituível.

As atividades que se organizam estão abertas a residentes ou não residentes, sendo a formação espiritual e doutrinal da responsabilidade da Prelatura do Opus Dei, uma instituição da Igreja Católica fundada por S. Josemaria Escrivá.

 


  • Fundos angariados: 30%

 

 

   EUR 150.000 de EUR 500.000

 

 

Contamos consigo para este projecto